Segundo o IBGE, em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil chegou a 10,9% da população. Em 2020, um estudo realizado pela prefeitura apontou que a população idosa da capital paulista era de 15% do total de habitantes da cidade. O amadurecimento da população do País revela, sobretudo, o aumento da expectativa de vida da sociedade brasileira.
Por que a Vila Nova Conceição é ideal para casais experientes?
A terceira idade, também chamada de melhor idade, requer cuidados especiais, principalmente, na hora de escolher o bairro ideal para morar. Calçadas irregulares e com buracos, sinais de trânsito rápidos demais, poluição sonora, falta de segurança e infraestrutura precária, entre outras coisas, podem gerar desconfortos e prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida dessa faixa etária.
Os problemas enfrentados pela maioria das cidades impactam negativamente na vida da população, principalmente, dos idosos. Muitas vezes, esse grupo apresenta capacidade funcional reduzida e menor interação com o espaço urbano.
A importância da qualidade de vida na terceira idade
O amadurecimento da população é uma tendência mundial. A OMS recomenda que o envelhecimento ativo seja baseado em quatro pilares: Saúde, Participação, Segurança/Proteção, Aprendizagem ao Longo da Vida. Para que ocorra esse processo, é necessário assegurar a autonomia e a independência dos idosos.
Inspirado no Protocolo de Vancouver, uma ferramenta que auxilia a avaliar características de uma localidade que sejam favoráveis aos idosos, com o objetivo de identificar áreas para ações e impactar o desenho de políticas públicas, o projeto Bairro Amigo dos Idosos é uma iniciativa que valoriza a participação social dos idosos.
Vantagens de morar na Vila Nova Conceição
Em São Paulo, alguns bairros são considerados mais adequados para casais idosos, ou seja, são mais amigáveis, como a Vila Nova Conceição. Com um dos metros quadrados mais valorizados da cidade, o bairro é uma das áreas de alto padrão mais privilegiadas da cidade.
Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cerca de 0,9, fica claro por que a Vila Nova Conceição é uma das melhores regiões para morar em São Paulo, pois esse índice vai de 0 a 1 e mede o nível de desenvolvimento humano de uma região de acordo com dados, como: longevidade, renda per capita, baixa criminalidade e alta escolaridade.
Vantagens de morar na Vila Nova Conceição para casais experientes:
Saúde e proximidade com hospitais e clínicas
Quando o assunto é saúde, a Vila Nova Conceição não deixa nada a desejar, tanto na rede pública, quanto na privada. A região conta com o Hospital e Maternidade São Luiz, o Hospital Alvorada, a unidade avançada do Hospital Santa Mônica e a Unidade Básica de Saúde Max Perlman, além de clínicas especializadas em odontologia, dermatologia e ortopedia. Afinal, ter serviços de saúde eficientes, com hospitais, farmácias e clínicas perto da residência, é um fator fundamental para casais experientes, sobretudo para aqueles que precisam de tratamento constante.
Um bairro seguro e bem estruturado
Devido aos altos investimentos realizados por moradores, construtoras e incorporadoras em seus empreendimentos imobiliários e também pelo poder público, a segurança é mais uma vantagem de morar na Vila Nova Conceição.
Além disso, o bairro conta com a atuação efetiva da Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição (AMVNC) ao liderar uma série de iniciativas para reforçar a segurança, como a instalação de modernos sistemas de vigilância, alarmes e monitoramento por CFTV. A Associação prioriza, sobretudo, a conscientização e a ação conjunta entre moradores e autoridades, como pilares essenciais para a segurança no bairro.
Conexão com a natureza: áreas verdes na região
Também merece destaque, quando consideramos as vantagens de morar na Vila Nova Conceição, a presença de muitas áreas verdes, conferindo ainda mais qualidade de vida a seus moradores, principalmente, os casais experientes. Apreciar a natureza e passear em áreas, como o Jardim Japonês, a Praça Pereira Coutinho, a Praça Cidade de Milão e o Parque do Povo são atividades recomendadas para casais de idosos.
Vale lembrar que o bairro também está ao lado de um dos mais importantes espaços verdes da cidade, o Parque Ibirapuera. Dessa forma, a região garante o equilíbrio entre a agitação da cidade e o sossego de áreas mais tranquilas e arborizadas.
Cultura e lazer na Vila Nova Conceição
Em termos culturais, é bom mencionar que o Parque Ibirapuera não só proporciona contato com áreas verdes, mas é um excelente local de entretenimento cultural. Lá estão o Pavilhão da Bienal e os Museus Afro Brasil e de Arte Moderna de São Paulo, a Oca, o Auditório Ibirapuera e o Planetário.
Gastronomia diversificada e sofisticada
Os apreciadores de um bom churrasco com os mais variados acompanhamentos, bem como uma maravilhosa parrilla argentina, podem ir ao Dibaco. O Corrientes 348 e o Pobre Juan também são excelentes apostas gastronômicas para quem gosta da cozinha argentina. Com uma fusão perfeita entre a gastronomia franco-italiana e a diversidade brasileira, o restaurante Josephine é uma excelente pedida para os paladares mais exigentes.
Alguns espaços na Vila Nova Conceição se dedicam a oferecer uma alimentação mais saudável. Destacamos, entre outros, o Fresh&Co. Em um ambiente aconchegante e antenado com as tendências mundiais, o local oferece seleções especiais com ingredientes saudáveis, proporcionando uma experiência única.
Opções de compras para todos os estilos
E na hora de fazer compras, os moradores têm à disposição os shoppings Vila Olímpia e JK Iguatemi, com grande variedade de lojas de grife, roupas para o dia a dia e utensílios pessoais.
Mobilidade e conveniência para casais experientes
A mobilidade privilegiada da Vila Nova Conceição é uma referência na cidade. O bairro tem acesso direto às principais avenidas da cidade, como Juscelino Kubitschek, Faria Lima, Engenheiro Luís Carlos Berrini, Paulista e marginal Pinheiros. Além de estar a apenas 5 km do Aeroporto de Congonhas. As linhas de metrô facilitam o acesso com as Linhas 9 (Esmeralda-CPTM) e 5 (Lilás) das estações Moema e Vila Olímpia.
Grandes centros urbanos, como São Paulo, são marcados por diversidade cultural, diferenças socioeconômicas e pluralidade de modos de vida, onde cada bairro tem personalidade única e seu jeito de ser. Há os populares, os tradicionais, os boêmios, os nobres, mas para ser um bairro amigo do idoso é preciso ser também amigo de todas as idades, como a Vila Nova Conceição.18